Como começar a escrever um livro de romance?

As formas de escrever um livro de romance são variadas. Compartilharemos algumas dicas práticas para começar a escrever um livro de romance. Vamos conferir:

  1. Adquira conhecimento lendo livros de amor
  2. Seja realista, não utópico
  3. Sinta o espírito do tempo
  4. Desenvolva conflitos significativos
  5. Crie personalidades cativantes
  6. Evite ser piegas
  7. Lembre-se das dicas universais que se aplicam a todos os gêneros
  8. Deixe-se inspirar por grandes obras

Antes de continuarmos, é importante esclarecer: um romance não é, necessariamente, um livro de romance. Na nossa língua, um romance é qualquer livro em prosa que narra uma história. No entanto, um livro de romance envolve, sim, histórias de amor. E é sobre eles que vamos falar aqui.

Em primeiro lugar, porque mais de 25% de todos os livros publicados são, de alguma forma, relacionados ao amor. E, em segundo lugar, porque o amor é, provavelmente, o mais importante dos assuntos da humanidade e o único ao qual todos da nossa espécie, de alguma forma, têm alguma experiência ou vivência pessoal. E, se somos uma espécie que se diferencia das demais justamente pela nossa capacidade de contar histórias, nada mais natural que escolhermos como base para ela o mais universal dos assuntos: o amor.

E aqui vamos nós com um conjunto de dicas (ou boas práticas) que, se não servirão como um livro de receitas – pois não há receitas aqui – ajudarão certamente a inspirar ou pelo menos a “guiar” o escritor.

Afinal, o que é um romance?

O romance é um estilo literário que pertence ao gênero narrativo, caracterizado pela representação extensa e detalhada de eventos fictícios, geralmente focados na vida e nas aventuras de um ou mais personagens principais. O romance distingue-se de outros formatos narrativos principalmente pelo seu comprimento e profundidade na exploração de personagens, situações e ambientes.

Diferente de contos ou novelas, que são mais breves, o romance permite um desenvolvimento mais aprofundado dos personagens e de suas jornadas, oferecendo ao leitor uma imersão mais intensa no universo criado pelo autor. Ele pode abordar uma ampla variedade de temas, como amor, guerra, conflitos sociais e busca pessoal, e apresentar complexas interações entre personagens, desenvolvendo múltiplas subtramas.

Além disso, o romance tem a capacidade de explorar aspectos psicológicos, filosóficos e sociais, fazendo com que, muitas vezes, sirva como um reflexo ou crítica da sociedade. Há vários subgêneros de romance, incluindo romance histórico, de mistério, de fantasia, romântico, entre outros, cada um oferecendo diferentes abordagens e focos temáticos.

Como começar uma história de romance: dicas práticas

  1. Leia livros sobre amor

Quer escrever um livro de amor? Então, você precisa mergulhar em uma série de romances antes de começar. Lembre-se, é sempre possível encontrar tempo para realizar o que realmente desejamos fazer.

  1. Viva na realidade, não na utopia

Historicamente, muitos livros de romance são criticados por serem muito utópicos. Para evitar isso, escreva uma história de amor que seja tão autêntica, complexa e irregular quanto a realidade.

  1. Cace o espírito do tempo

Siga o exemplo de grandes autores como Shakespeare, que sempre baseou suas peças em eventos atuais relevantes. Isso pode ser uma maneira eficaz de atrair leitores e tornar seu romance mais relevante.

  1. Não há boas histórias românticas sem grandes conflitos

Conflitos interessantes são a chave para qualquer história de amor envolvente. Eles são capazes de despertar a atenção do leitor e aumentar o engajamento.

  1. Crie personalidades para seus personagens

Quando se trata de escrever um romance de época ou qualquer outro tipo de romance, seus personagens não devem ser apenas rostos e atitudes. Todos eles devem ter um passado que dê consistência a cada uma de suas atitudes.

  1. Cuidado com o piegas

Ao escrever uma história de amor, evite torná-la piegas. Isso pode fazer com que a história perca sua profundidade e ressoe menos com os leitores.

  1. Siga as dicas básicas que se aplicam a todos os gêneros

Embora estejamos focando em como escrever uma história de amor, muitas dicas para escrever um livro se aplicam a todos os gêneros.

  1. Inspire-se em grandes obras para construir seu próprio estilo

Finalmente, ao começar a escrever um romance, tire um tempo para se inspirar em grandes obras literárias. Isso pode ajudá-lo a encontrar o seu estilo e a ter uma ideia de como construir uma história de amor eficaz.

No fim de tudo, o passo mais desafiador para escrever um livro de romance é apenas começar. Esperamos ter fornecido as ferramentas necessárias para dar a você um bom ponto de partida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *